Terminou às 18h deste domingo, 4, com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, a Visita Pastoral do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, à Paróquia de Sant’Ana, em Lavras. Foram quatro dias de muitas reuniões, encontros, visitas, emoções e celebrações. Ao lado do pároco, padre Elígio Stulp, Dom Célio conheceu melhor os desafios, os avanços e as necessidades sobre a evangelização na maior paróquia daquela cidade.

Missa do Divino Pai Eterno
Dom Célio de Oliveira Goulart presidiu no dia 1º de março, a Missa do Divino Pai Eterno, e de Santa Terezinha, juntamente com o padre Rafael e com o padre Honório. Esta celebração foi marcada por um momento espiritual muito forte. Houve uma grande multidão de fiéis, já que, tradicionalmente, toda quinta-feira, padre Rafael celebra essa Santa Missa na Matriz de Sant'Ana. A presença de Dom Célio atraiu ainda mais os paroquianos. Nesta paróquia, todo dia 1º de cada mês, acontece também a missa devocional a Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões.
Celebração dos Sacramentos no Presídio EstadualNa sexta-feira, 2, às 9h, na Penitenciaria Estadual de Lavras, alguns detentos do presídio estadual de Lavras receberam os Sacramentos do Batismo, da Crisma e da 1ª Comunhão, através da celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e concelebrada pelos padres Elígio e Carlinhos, pároco e vigário paroquial da Matriz de Sant’Ana.
A parte musical da celebração contou com a participação das paroquianas Grace e Nelli, responsáveis pelas músicas da missa, como também, de vários agentes da penitenciária e outros detentos católicos que celebraram a Santa Eucaristia. Também se fizeram presentes os agentes da Pastoral Carcerária da comunidade paroquial de Sant’Ana.
Nesta linda e emocionante celebração, foram crismados 5 detentos, sendo que um deles, recebeu também o Sacramento do Batismo e da 1ª Comunhão, já que não possuía nenhum desses Sacramentos da iniciação cristã. Os outros 4 detentos receberam a Crisma e a 1ª Comunhão. Todos passaram por uma preparação no período de 5 meses, orientada pelas catequistas Jamal Haddad Spiller e a Dionice Maria Oliveira Botelho.
A catequese acontecia regularmente todas as quintas-feiras, das 14h30min às 16h. Jamal e Dionice também fazem parte da Pastoral Carcerária da Paróquia Sant’Ana. Este trabalho de amor e evangelização aos mais necessitados é um dos imperativos da fé cristã, pois está embasado em um dos mais profundos ensinamentos do Mestre Jesus: “estava preso e me visitastes” (Cf. Mt 25,36).
Segundo a catequista Jamal, a celebração foi um coroamento de todo um trabalho maravilhoso realizado com os detentos que sempre demonstraram interesse, perseverança e muito amor a Jesus Cristo. Já Dionice, relata que é notória a sede de Deus demonstrada pelos detentos.
Para Talestre, coordenadora da Pastoral Carcerária, o trabalho é gratificante. “Este trabalho é frutuoso e levamos esperanças e o amor de Jesus àqueles que necessitam de carinho e de misericórdia para voltarem ao convívio social de maneira positiva e segura”.
A presença do Dom Célio nesta celebração demonstrou o seu verdadeiro coração de pastor que vai ao encontro das ovelhas perdidas para levar esperança, paz e cura interior. A celebração foi repleta de emoção e profunda espiritualidade, contagiando a todos que se fizeram presentes.
Encontro com a prefeitaTambém na sexta-feira, 2, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, encontrou-se com a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, nas dependências da prefeitura de Lavras. Dom Célio estava acompanhado pelos sacerdotes da matriz de Sant`Ana, o pároco, padre Elígio (SCJ) e pelo vigário, padre Carlinhos (SCJ).
Dom Célio foi convidado para visitar todos os gabinetes da prefeitura. Ao final da visita, abençoou todos os trabalhadores que estavam no saguão de entrada da prefeitura.
Reunião do CPC da Matriz A reunião organizada pelo Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC), às 19h30, da sexta-feira, 2, aconteceu no salão paroquial da igreja matriz. A abertura da reunião foi feita pelo Camilo, um dos coordenadores do CPC. Em seguida, houve um momento de oração com invocação do Espírito Santo e a leitura do Evangelho de São João, que falava sobre o Bom Pastor.
Após a oração inicial, Camilo deu as boas-vindas a Dom Célio em nome de todas as lideranças leigas da paróquia. Em seguida passou a palavra para a Érika, também da coordenação do CPC, que fez uma radiografia da comunidade paroquial de Sant’Ana. Na oportunidade ela lembrou o ano em que os dehonianos chegaram em Lavras, 1924, e o nascimento das outras paróquias da cidade, com o desmembramentos da Paróquia de Sant’Ana,.
Érika destacou também que, hoje, a paróquia possui cinco comunidades urbanas e cinco comunidades rurais. Mencionou que ao todo são 25 pastorais e 21 movimentos e associações atuantes na Paróquia, sendo que em 2011, foram sugeridas a criação de mais duas pastorais: a da escuta e da terceira idade. Explicou também que o CPP e o CPC reúnem-se mensalmente. Em seguida passou a palavra para cada coordenador ou representante de pastoral, movimento e associação que fizeram uma síntese dos seus trabalhos.
Ao tomar a palavra, Dom Célio explicou o sentido e o significado das visitas pastorais que devem ser feitas a cada cinco anos, em cada paróquia da diocese. Falou da realidade social e econômica de Lavras, uma das cidades mais importantes da diocese. Disse também que nas visitas pastorais mantêm-se um encontro de convivência fraterna com os padres e as lideranças leigas da paróquia, sendo que cada paróquia é diferente da outra. Dom Célio ressaltou que as pastorais devem se integrar umas com as outras, sendo que para isso, são fundamentais as reuniões mensais do CPC e do CPP, para apreciar as dificuldades, os problemas, as soluções e as conquistas. Afirmou que ninguém é dono de nada, só Jesus é dono de tudo.
Dom Célio aproveitou a oportunidade para falar da preparação da Assembleia Diocesana de 2013. “Temos 40 paróquias na diocese e devemos evitar o individualismo e o personalismo, sendo que cada paróquia deve procurar abrir-se às realidades de todas as demais 39 paróquias” afirmou. O bispo diocesano ainda agradeceu os trabalhos dos padres dehonianos na Paróquia Sant’Ana, no Semináiro Dehonista e na Fazenda Senhor Jesus e ressaltou a importância dessa presença religiosa na sociedade lavrense.
Após sua fala, manifestaram-se o pároco, Pe. Elígio Stülp, e o vigário, Pe. Carlinhos. Em seguida, foram projetados dois vídeos: um sobre a cidade de Lavras e outro sobre os 250 anos da Paróquia Sant’Ana, celebrado em 2010. A reunião foi finalizada com um congraçamento que possibilitou a fraternização e a comunhão entre todos.
Reunião com o Gebs da paróquia e comunidades rurais e urbanasNo sábado, 3, às 14h, no salão paroquial, foi a vez do encontro com o GEBS, juntamente com as comunidades rurais e urbanas, dando sequência à visita pastoral na paróquia.
Dom Célio passou a todos os coordenadores presentes a importância do trabalho em conjunto de todas as pastorais para o bom andamento de todas as atividades a serem feitas, deixando bem claro o carinho que tem pela paróquia.
O bispo parabenizou a todos os coordenadores pelo empenho e dedicação de cada um, deixando bem claro que, quer estar mais presente na realidade paroquial. Em clima festivo, todos os coordenadores se sentiram muito felizes com a proximidade de Dom Célio, cumprimentando-o ao final do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário