quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mês de Maio: Nossa Padroeira, Nossa Senhora do Pilar

Para encerrar a série de artigos especiais deste mês mariano, acompanhe agora a história da devoção a Nossa Senhora com o título do Pilar, a padroeira da Diocese de São João del-Rei. O artigo a seguir tem a autoria do bispo emérito da diocese, Dom Waldemar Chaves de Araújo. 
“Eles não têm vinho!... Fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2,3).
Depois do primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná sob a intercessão de Maria Mãe, as devoções dos seguidores de Jesus e Maria, criaram muitos e muitos títulos, justificados por circunstâncias diversas, afim de manifestar gratidão pelos benefícios recebidos de Deus através de sua maternal intercessão. 
Assim surgiu a invocação de Nossa Senhora do Pilar, devido a sua aparição em um pilar, para animar São Tiago e outros apóstolos e discípulos na Missão evangelizadora, enfrentando desafios e dificuldades.  Aliás, Maria e um Pilar valoroso que, com sua sensibilidade de amor maternal, percebe as necessidades dos filhos e filhas que a invocam, desde o inicio da Igreja de seu divino Filho Jesus, encorajando os Apóstolos e Discípulos na caminhada do Evangelho.
Maria, Mãe da Igreja e de todas as criaturas, associada indissoluvelmente aos Mistérios da Encarnação e da Redenção, a Imaculada Virgem Maria (Lumen Grentium), sempre apoiou como um Pilar, a Missão de evangelizar.  Na primeira reunião da comunidade cristã no Cenáculos de Jerusalém, preparando-se para receberem o Espírito Santo, Ela estava presente, como narra a primeira história da Igreja o Atos dos Apóstolos Cap. 1,14: “Todos eles perseveraram na oração em comum junto com algumas mulheres, entre elas, Maria, Mãe de Jesus”.  Nas reuniões em que se partia o pão (Celebração da Eucaristia), Ela participava ativamente (Atos 2,42).
Desde os primórdios, São João Del Rei, vive e cresce sob a proteção de Nossa Senhora do Pilar, à sombra de uma capelinha e hoje, de uma vetusta Catedral de estilo Barroco Português, graças aos missionários espanhóis que para cá vieram evangelizar e a muitos batizar... Assim, nosso centro histórico continua vivendo, sob o Pilar de Nossa Senhora, que, distribui a todos bênçãos e graças, harmonia e paz, lembrando a fidelidade ao Batismo, através do badalar de Sinos e das melodias de Músicas sacras, em especial, as Ave-Marias...........
No dizer de São Pedro Apóstolo e primeiro Papa, somos da raça de Deus:   “Sois da linhagem de Deus por meio da graça”.
Nossa Senhora do Pilar, ajudai-nos a dizer convosco como disseste:  “Faça-se em mim segundo a tua palavra!”


Dom Waldemar Chaves de Araújo - Bispo Emérito de São João Del Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário