quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DEDICOM DIVULGA IMAGENS DO FALSO PADRE


Falso_padre_-_Jos_Francisco_de_Lima
Na tarde dessa quarta-feira, 8, a Pastoral da Comunicação (Pascom), da Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei (MG), forneceu ao Departamento Diocesano de Comunicação (Dedicom) a foto do falso padre José Francisco de Lima, membro da Igreja Católica Missionária que atuou em algumas paróquias daqui da região durante a Semana Santa 2012. Através de nota oficial divulgada ontem no site da Diocese de São João del-Rei, o bispo diocesano, Dom Célio, reforçou o pedido de cuidado e atenção por parte de todos, membros do clero e população, para que o engano não se repita.
A confirmação da farsa aconteceu esta semana, quando Dom Célio recebeu um telefonema da Cúria Diocesana de Campo Limpo (SP), região onde “Pe. José Francisco” atuou por 2 anos na Paróquia São Pedro e São Paulo. “Fui informado na tarde dessa terça-feira, dia 07 de agosto, pela Cúria da Diocese de Campo Limpo (SP), que um falso Padre estaria enganando nosso povo aqui na região e Diocese de São João Del-Rei. Ele fala muito bem e ilude facilmente a Padres e às pessoas de modo geral. Por isso peço que todos fiquem atentos, não lhe dando licença para realizar nenhum Sacramento em nossas Paróquias”, declarou Dom Célio.
DSC05337O sacerdote que se passava por padre da Igreja Católica Apostólica Romana chegou a “celebrar e atender confissões” na Semana Santa 2012 das Paróquias de Matosinhos, em SJDR, e também na de Nossa Senhora da Conceição, em Carrancas. Segundo a correspondente da Pascom nesta cidade, Beatriz Alves Ribeiro, o falsário ainda retornou a Carrancas para a celebração do Corpus Christi (foto).
“Nas duas vezes que esteve por aqui, veio voluntariamente, com a justificativa de ter sido indicado por um bispo de outra diocese e também com o argumento de realizar pesquisas para seu suposto doutorado. O pedido de dinheiro através da internet e alguns contatos via celular, quando estava aqui na paróquia, despertaram suspeitas, mas só tivemos a certeza da farsa nesta semana, quando padre Francisco, que está em São Paulo, se negou a enviar provas documentais de sua ordenação para atender ao pedido de nossa pároco, o Monsenhor Jair”, revela Beatriz Alves.
Segundo informações do secretário da Diocese de Campo Limpo (SP), Aparecido Fernandes, a farsa do "Pe. José Francisco" foi descoberta por lá há 2 anos. "Ele apresentava uma carteirinha muito parecida com as que os padres da nossa Igreja utilizam. Assim que soubemos, nosso bispo desligou-o oficialmente daqui da nossa Dicoese", declara o secretário.
Sobre as pessoas que participaram do atendimento de confissões e das celebrações feitas pelo “Pe. José Francisco” na Diocese de SJDR, Dom Célio esclarece que não é necessário procurar novamente um sacerdote para validar sua confissão, já que para este caso o que prevalece é a boa fé da pessoa.

* Matéria – Alisson Reis (Dedicom)
* Fotos - Éder Campos (correspondente da Pascom na Paróquia de Matosinhos) e Arquivo Dedicom

c8b0bbd1be564c001f8d95b8ee9e2d9c 6718070c161769f0bbb9f121e8b7eae5
Na Soledade de Maria na Quarta-feira Santa 2012 - Santuário de Matosinhos (SJDR)
Falso_padre_-_Jos_Francisco_de_Lima_1 
Ao fundo e à direita da foto, ele também participou da celebração do Crisma na Quinta-Santa 2012 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar (SJDR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário