quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dom Célio planta árvore em Ingaí


CAPELA_DE_PAULO_FREITAS_800x600
Um bispo que não tem medo de botar as mãos na massa, ou melhor, as mãos na terra, no povo, no seu rebanho. Este é Dom Célio, bispo da Diocese de São João del-Rei (MG), um pastor que conquista cada vez mais simpatia e admiração das pessoas com as quais convive. E boa convivência foi o que não faltou durante os cinco dias, de 1º a 5 de agosto, que esteve em Visita Pastoral à Paróquia São Sebastião e São João Batista, em Ingaí (MG). O plantio da muda aconteceu na tarde de sábado, 4, penúltimo dia de sua visita, quando Dom Célio passava pela Vila Paulo Freitas.
UNO_DOS_ENFERMOS_NA_MATRIZ_800x600A terra da famosa fogueira da Festa de São João abriu suas portas, ruas, casas, capelas, igrejas e setores administrativos para receber, pela primeira vez, a Visita Pastoral de Dom Célio de Oliveira Goulart. Foram cinco dias de muitas conversas, reuniões, celebrações e bênçãos do bispo diocesano junto ao pároco de Ingaí, padre Leandro Magela, e também a população local.
Durante os dias que esteve em Ingaí, a começar pela quarta-feira, 1º, Dom Célio realizou diversas atividades no município. Ele visitou prédios do poder público, escolas, casas dos doentes, o lar dos velhinhos, prédios da área da saúde, algumas casas da cidade e do campo; além de ter visitado as oito capelas já construídas nas comunidades rurais que fazem parte da nossa paróquia, onde teve a oportunidade de conhecer também o povo das outras duas comunidades em construção.
Ao final deste primeiro dia, após a Hora do Ângelus, Dom Célio presidiu uma missa organizada pelos integrantes do Terço dos Homens na igreja matriz e visitou a Capela de Santo Antônio e São Geraldo Magela na Comunidade da Soca, onde celebrou outra missa e participou do jantar.

Diário da Visita

Quinta-feira – 2 de agosto
Escolas_2_800x600Na quinta-feira, 2, logo cedo, às 8h, o bispo foi recebido na Escola Municipal Cantinho Feliz, onde abençoou as crianças, aquelas que são o futuro da nação e que, como disse Jesus Cristo em um de seus evangelhos, “é delas o Reino dos Céus”.
Da escolinha, o bispo seguiu para os prédios da Saúde, onde são atendidos os enfermos da cidade. Ele conheceu as dependências da Unidade Assistencial de Saúde Madre Tereza, PSF Antônio da Costa Martins, Farmácia Joel Lopes de Barros, centro de Fisioterapias e Centro Odontológico.
Após o almoço, o bispo esteve na Prefeitura Municipal, junto ao prefeito Giuliano Ribeiro Pinto e equipe administrativa, em seguida retornou à Escola Cantinho Feliz para ver as crianças do turno da tarde. Às 15h, celebrou uma missa com Unção dos Enfermos e bênçãos para os idosos.
Às 17h30, ele conheceu e celebrou uma missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima, na Comunidade de Vila Candinho. Outra capela que o bispo conheceu naquela noite foi a de Nossa Senhora de Nazaré, na Comunidade do Tomba, onde celebrou uma missa e, em seguida, jantou.

Sexta-feira – 3 de agosto
CAPELA_DO_JAGUARA_1_800x600Na sexta-feira, 3, a visita continuou e o bispo esteve pela manhã na Escola Estadual Ramiro de Souza Andrade, visitou a casa de alguns doentes e realizou uma benção na Câmara Municipal de Vereadores.
Ao meio dia ele almoçou. Nesta tarde, ele viajou até o extremo do nosso munícipio, próximo à Luminárias, onde conheceu e celebrou uma missa na Capela da Sagrada Família, a igrejinha da serra, na Comunidade do Jaguara (foto). Voltando de lá, o bispo esteve novamente na Escola Ramiro, conhecendo os alunos do turno da tarde.
No final da tarde, Dom Célio retornou à Igreja Matriz e esteve na secretaria paroquial para conferir o Livro de Caixa, Livro de Tombo e Livro de Sacramentos. Conversou bastante com Maria Dolores, atual responsável pela secretaria e grande conhecedora da história da paróquia e do município.
Naquela noite ele presidiu a missa da primeira sexta-feira do mês, a qual é organizada pelo Apostolado da Oração. Logo após, seguiu para a Comunidade da Bocaina, onde conheceu a Capela de Nossa Senhora Aparecida. Por lá celebrou e também jantou com a comunidade.

Sábado – 4 de agosto
REUNIO_COM_O_CPP_3_800x600No último dia de atividade da Visita Pastoral, o sábado, o bispo já iniciou os trabalhos logo cedo. Pela manhã, se reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), num encontro importante com as lideranças paroquiais.
Após a reunião, Dom Célio seguiu para o Asilo de Ingaí, por ele chamado carinhosamente de “Lar dos Velhinhos”. Lá, ele teve a oportunidade de conhecer os internos daquela instituição filantrópica e deu uma benção especial.
Do lar dos velhinhos, o bispo foi para a comunidade rural de Vista Alegre, onde na Capela de Nossa Senhora da Conceição, celebrou uma missa, em seguida, almoçou. Também esteve na Estação Férrea de Paulo Freitas. Lá, ele celebrou uma missa, e logo em seguida plantou uma árvore, símbolo que marca a passagem de nosso bispo por aquelas terras.
Na Estação de Paulo Freitas, que sempre foi a estação de trem de Ingaí, está construída a capela de Santa Catarina de Alexandria, a mais antiga da região. Paulo Freitas foi uma importante e movimentada vila, porta de entrada da cidade por onde chegavam os visitantes, alimentos e todos os recursos usados em Ingaí, como a imponente imagem de São João Batista, um bem tombado como Patrimônio Histórico da cidade. Esta Comunidade fica próxima à imponente Serra do Galinheiro, uma grande fortaleza de pedras entre Carrancas e Ingaí.
De Paulo Freitas, o bispo foi para o Campestre, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, outra capela muito antiga na cidade. Lá, celebrou a missa e conheceu a comunidade.
Durante todos os momentos da visita padre Leandro, pároco local, esteve fielmente ao lado de Dom Célio, ambos sendo sempre bem acolhidos em todos lugares que passavam.
despedida_3_800x600Pra finalizar a visita uma missa e uma surpresa às 19h30 na Igreja Matriz (foto). “Recebemos a honrosa presença do nosso estimado ex-pároco, Monsenhor Waldyr Henrique Mancini, que desde 2009 não nos visitava. O povo ficou muito feliz com a presença do Monsenhor e mais ainda por podermos ver que ele está vendendo saúde aos seus 80 anos de vida e quase 60 anos de sacerdócio”, conta o correspondente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Vinícius Ferreira.
Homenagens foram prestadas a Dom Célio, ao Padre Leandro e ao Monsenhor nesta missa de despedida. Em simples gestos de imensa gratidão pela Visita Pastoral de nosso bispo a paróquia se manifestava.

Domingo – 5 de agosto
Na manhã de domingo, 5, Dom Célio seguiu em viagem para Leopoldina (MG), onde concelebrou a missa pelos 70 anos daquela diocese, que também faz parte da Província Eclesiástica de Juiz de Fora.

* Redação final - Alisson Reis (Dedicom)
* Colaboração e fotos – Vinícius Ferreira (correspondente da Pascom em Ingaí)

Mais fotos? Então acesse e Curta você também!
facebook_diocese
Fonte: Site da Diocese de São João Del Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário