No último sábado, 28, aconteceu o lançamento da 7ª Assembléia Diocesana de Pastoral. O evento foi realizado no Pavilhão da Sagrada Família, salão paroquial da Paróquia de São José, em Itumirim. Além das dezenas de padres e representantes das 40 paróquias da diocese, participaram deste encontro o bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e representantes das Dioceses de Leopoldina e Juiz de Fora.
O coordenador diocesano de pastoral e da Assembléia diocesana, padre Jésus Cristiano Arantes, foi o responsável pela reflexão do Evangelho, que deu início dando aos trabalhos. Em seguida, Dom Célio também participou dessa oração inicial, falando um pouco sobre quais seriam os objetivos e destaques a serem abordados ao longo do dia. O bispo apresentou os principais documentos norteadores da Assembléia e destacou que este momento vivenciado no sábado era apenas o início da 7ª Assembléia Diocesana de Pastoral, que prosseguirá pelos próximos dois anos em toda a diocese.
Ao dar mais detalhes sobre a Assembleia, Dom Célio lembrou também do trabalho realizado pelos ex-coordenadores diocesanos de pastoral, como padre Bittar e padre Nacif. Falou ainda sobre a importância da Palavra de Deus como luz a iluminar nossa Assembléia e da importância da união das paróquias. Após apresentar as diretrizes gerais, Dom Célio destacou as Urgências Pastorais que precisam ser trabalhadas neste primeiro momento.
Depois de uma pausa para o café da manhã, representantes das outras duas dioceses que compõem a nossa província Eclesiástica, Juiz de Fora e Leopoldina, falaram sobre a importância das Comunidades Eclesiais de Base, os CEBs. Padre Josimar, coordenador deste movimento na Arquidiocese, destacou a história e experiências do trabalho desenvolvido por eles.
O próximo momento da Assembléia e um dos mais marcantes foi a divisão dos participantes em cinco grandes grupos, compostos cada um por membros variados, leigos e padres das diferentes paróquias da Diocese de SJDR. O objetivo desta dinâmica era fazer um levantamento da realidade pastoral de cada comunidade, sendo apontadas as principais urgências que cada representante julgasse importante de ser trabalhada ainda neste ano. Após o debate, cada grupo apresentou sua conclusão.
Programação da tarde
Após o intervalo para o almoço, servido a todos os participantes no mesmo local do encontro, padre Bolivar, pároco anfitrião da Abertura da VI Assembléia Diocesana de Pastoral, concedeu uma entrevista a nossa equipe do Departamento Diocesano de Comunicação para falar um pouco sobre o sentimento de acolher em sua paróquia um evento tão importante para toda diocese. “É uma alegria pra mim, de acordo com o tema da Assembléia esse ano, ‘Igreja, casa de Acolhida e crescimento na fé’, espero que a gente possa ter correspondido com as expectativas iniciais. Para mim, disponibilizar este espaço físico, o qual a gente já vem lutando a um bom tempo para construir, e agora ver a diocese podendo usufruir dele é uma glória e uma alegria”, expressou.
No início da programação da tarde, Padre Nacif fez uma grande reflexão destacando os objetivos e as finalidades da Assembléia e as maneiras de ação para concretização do que fora discutido no evento. Ao final, Dom Célio e padre Jésus Arantes ainda deram as últimas orientações práticas do que deve ser feito por cada participante em suas respectivas comunidades paroquiais.
Avaliações do evento
Ao conversar com nossa equipe, Dom Célio, que estava retornando da Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, fez um levantamento da 7ª Assembléia Diocesana. Ele falou sobre suas expectativas: “Creio que é uma retomada da caminhada pastoral e que isto é importante para nós e deste modo a gente pode tentar colocar em prática as indicações das diretrizes gerais que nós determinamos como bispos. Esperamos que haja esta renovação da vida Pastoral da diocese, iluminados pelo documento 94 de Aparecida, naquilo que é a nossa realidade aqui na Diocese de São João del Rei”.
Dom Célio ainda ressaltou a importância da Assembleia para que ele mesmo, enquanto bispo, entenda ainda melhor a realidade desta Igreja Particular. “Para pra mim também que estou chegando aqui na diocese, eu creio que com uma assembléia desta, escutando a avaliação de todos, eu possa entender um pouco mais da caminhada pastoral da diocese, pois também como bispo eu tenho a obrigação de propor novos passos aqui para a nossa realidade.”
Perguntado sobre qual é a avaliação pastoral que ele faz até o momento, nestes dois anos como pastor desta diocese, Dom Célio se mostrou otimista. ”Nós temos realidades muito diversificadas. A gente tem que caminhar com muita consciência sim e também apontando caminhos para pastorais e movimentos se adequarem a realidade que a Igreja está pedindo”.
Padre Jésus Arantes também falou sobre o que achou do evento. “A avaliação é muito boa, muito positiva, a contar, primeiramente pela presença, com uma presença muito significativa, mais de 150 pessoas, incluindo também a participação de representantes das Comunidades de Base de Juiz de Fora, Leolpoldina e de Matias Barbosa.
Questionado sobre a atividade pastoral nas quatro foranias da diocese, onde ele teve a oportunidade de trabalhar em seus 10 anos de sacerdócio, padre Jésus fez um panorama do que tem percebido: ”Nós tivemos muitos avanços, estamos saindo agora de um processo de Missão Diocesana, que foi de fato assumido com muita garra pelas nossas paróquias e agora estamos entrando neste processo de avaliação da nossa caminhada. Por isso eu vejo com muito otimismo a nossa caminhada da igreja diocesana de São João Del Rei”.
Uma linda homenagem ao Monsenhor Jair, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, que na ocasião completava 82 anos de vida, foi realizada por Dom Célio e todos os presentes, inclusive por seus paroquianos de Carrancas. Dom Célio agradeceu também à equipe da Paróquia de São José, de Itumirim, que muito bem preparou o almoço e fez a acolhida de todos.
“Repórter por um dia” e fotos – Vinícius Ferreira (enviado especial do Dedicom)
Colaboração com fotos – Vanessa de Oliveira (Pascom Matosinhos)
Edição – Alisson Reis (Dedicom)
Fonte: Site da Diocese
Nenhum comentário:
Postar um comentário