Com muita festa e intensa participação das comunidades do Tijuco e bairros vizinhos, a Paróquia São José Operário, em São João del-Rei, celebrou seu padroeiro. Ao longo de toda a terça-feira, 1º de maio, feriado nacional, os fiéis participaram das missas, da Corrida de São José, da procissão e também do aniversário natalício do pároco emérito, Monsenhor Juvenal Guimarães.
Um dos momentos marcantes da festa foi a homenagem ao Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho (foto), pároco emérito da paróquia de São José Operário, que comemorou 80 anos de vida. O jovem Emanuel Souza, morador do bairro Senhor dos Montes, conta que foi grande a emoção do público ao prestarem homenagens ao sacerdote e amigo da comunidade tijucana.
Dentro da programação, aconteceu a Santa Missa Solene, às 16h, presidida pelo bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart. Foi grande a participação popular nesta celebração, onde os fiéis aproveitavam para pedir ou agradecer a São José por alguma graça na vida profissional. Após a missa, a procissão com a imagem de São José percorreu as ruas do Tijuco. No percurso, muitas homenagens ao patrono dos trabalhadores, inclusive dos assistidos na Casa do Albergado.
O encerramento da festa reuniu os fiéis em frente a igreja matriz. Lá, todos acompanharam a queima de fogos de artifício que homenagearam São José e também a Imaculada Conceição. Em seguida, já no interior da igreja, aconteceu a coroação das imagens pela comunidade.
O pároco da Paróquia de São José Operário, padre Fábio Rômulo Reis, agradeceu a presença dos padres, do bispo e de todos que organizaram e participaram das festividades. Ele ressaltou que a comunidade do Tijuco tem alguns desafios, mas que as qualidades e envolvimento da comunidade superam todos eles.
A paróquia e o seu padroeiro
A Paróquia São José Operário foi fundada em 1952 e instalada por Dom Helvécio Gomes de Oliveira. A igreja matriz seria dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mas D. Helvécio sugeriu que ela fosse dedicada a São José, uma vez que em São João del-Rei já haviam muitas igrejas dedicadas a Maria.
São José é o padroeiro dos trabalhadores e exerceu a profissão de carpinteiro. Foi esposo de Maria, mãe de Jesus, e por isso é venerado também como padroeiro das famílias pelos católicos de todo o mundo, sendo um dos santos mais populares da Igreja Católica.
* Colaboração e fotos – Fábio da Silva (Pascom São José – Tijuco) e Emanuel Souza (Pascom Sr. dos Montes)
* Edição final – Vinícius Borges e Alisson Reis (Dedicom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário