Momentos de fé marcados pela devoção e união dos jovens, paroquianos, padres e visitantes enriqueceram o Jubileu de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, Diocese de São João del-Rei. As festividades aconteceram dos dias 13 ao 22 deste mês, com o tema “A vida de Santa Rita de Cássia nos leva a um encontro pessoal e comunitário com Cristo”.
Neste ano, o Jubileu de Santa Rita contou com a visita das réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em peregrinação por todas as paróquias da diocese. A missão dos símbolos é despertar nos grupos jovens paroquiais momentos de fé e oração em virtude da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.
No Dia Maior do Jubileu, 22 de maio, dedicado à padroeira de Ritápolis, uma grande programação se estendeu ao longo de todo o dia. Homenagens à Santa Rita, bênção dos fiéis, alvorada festiva com toques de sinos, apresentação musical com a lira Santa Cecília do distrito do Rio das Mortes, missas, procissões e shows musicais, inclusive com padre Clécio Alencar, movimentaram a pequena cidade.
Na terça-feira, 22, participaram das celebrações Dom Célio, bispo diocesano de São João del-Rei, e Dom Waldemar, bispo emérito da Diocese de São João del-Rei, bem como vários padres e romeiros das cidades vizinhas. A participação das paróquias e padres visitantes não se restringiu ao Dia Maior, mas também ao longo de toda a novena preparatória. Para o pároco local, padre Jésus Arantes, a visita das réplicas da JMJ foi de grande importância para o aumento da participação dos jovens no Jubileu 2012 em Ritápolis.
Fotos e Colaboração: Maria Luiza (correspondente em Ritápolis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário