NOSSA SENHORA DO CARMO
Hoje falaremos de Mãe padroeira da cidade de Luminárias, que também faz parte de nossa diocese.
Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo é um título consagrado à Nossa Senhora. O termo “Carmo” originou-se do nome de um pequeno monte situado ao norte de Israel, chamado Monte Carmelo. Este monte aparece na Bíblia no Antigo Testamento, de modo particular ligado ao profeta Elias, que ali habitou por algum tempo e onde desempenhou sua missão profética.
Por habitarem este local, os monges receberam o nome de “Carmelitas” e a Virgem Maria passou a receber o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo, celebrada dia 16 de julho. Sua principal característica é carregar consigo o Escapulário que representa estar a serviço do Reino de Deus, trazendo benefícios a quem assume este sinal e esta proposta evangelizadora
O nome “escapulário” foi dado àquele hábito religioso da Ordem do Carmo pela própria Virgem Santa. Esse nome, aliás, é tirado da palavra latina “scápula”, que se traduz por “ombro”. Certo dia, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock, portando em seus braços um hábito religioso, entregando-o e dizendo-lhe: “Meu dileto filho, eis o escapulário, que será o distintivo de minha Ordem. Aceita-o como um penhor de privilégio, que alcancei para ti e para todos os membros da Ordem do Carmo. Aquele que morrer vestido deste escapulário, estará livre do fogo do inferno”.
Com o correr de muitos anos, tanto o escapulário como peça de roupa e objeto, como também as exigências espirituais para poder usá-lo, foram se alterando. No início era um hábito completo de monge. Depois passou a ser uma longa estola, larga como os ombros da pessoa, que caia para frente e para trás, na altura da pessoa, e usada sobre o hábito religioso.
Em nossos dias este hábito se restringe a duas medalhas feitas de pano ou de metais, uma do Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora do Carmo, unidas por duas cordas ou correntes que permitem que o Coração de Jesus fique sobre o peito da pessoa, e Nossa Senhora sobre as costas. Aliás, até há escapulários feitos por uma única medalha, tendo o Coração de Jesus de um lado e Nossa Senhora do Carmo no verso. Essas mudanças não alteram substancialmente o escapulário. Elas se adaptam aos tempos e aos costumes dos povos.
O significado do escapulário
É de suprema importância compreender o significado espiritual do escapulário. Não pode ser visto ou usado como um amuleto que produza efeitos mágicos. Nosso Deus não é um mago. O essencial dessa espiritualidade do escapulário é uma profunda, esclarecida e perseverante devoção a Nossa Senhora, mãe de Jesus.
O escapulário usado com piedade é um meio de manter constantemente uma lembrança carinhosa de Nossa Senhora, quer sob o título de Nossa Senhora do Carmo ou sob outro título apreciado pelo devoto. O que vale não é simplesmente portar um escapulário, mas sim viver uma espiritualidade cristã e mariana, inspirada nele.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário