sábado, 5 de maio de 2012

Reflexão Semanal


5º Domingo da Páscoa.
Evangelho (Jo 15, 1-8).
“Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós.” (Jo 15, 4).
No tempo pascal transparece com mais clareza para nós o sentido de unidade e de comunhão. Viver em unidade com o Senhor Ressuscitado, para que possamos produzir bons frutos em nossa vivência cotidiana.
Da união com o tronco os ramos de uma árvore trazem a vida, a seiva e o sentido de pertença àquela árvore. Por isso é muito fácil para nós a compreensão desta passagem do evangelho de João, bem como sua aplicação neste domingo do tempo pascal. Quem fica unido ao Senhor Ressuscitado, só poderá produzir bons frutos na sua prática do seguimento a Jesus Cristo.
No mundo de hoje não são poucas as tentações e desafios que enfrentamos quando procuramos esta unidade eclesial. Estar unido ao corpo eclesial exige nossa acolhida às propostas e diretrizes que nos chegam da Igreja Católica, do Magistério da Igreja, de nossa colegialidade episcopal através de determinações da CNBB, como também de nossos planos diocesanos de pastoral. Permanecermos fiéis a tudo isto é nosso dever de cristãos católicos.
Seria bom se nesta semana pudéssemos concretamente olhar em que cada um de nós se percebe unido ao corpo eclesial de sua comunidade, ou de sua paróquia ou diocese. Não se concebe um cristão viver isolado, fazendo seu próprio caminhar. Se tal acontecer, ele ficará sem vida e será jogado fora! É impossível viver fora do tronco principal que é o Senhor Ressuscitado.

+ Célio de Oliveira Goulart – bispo diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário