sexta-feira, 11 de maio de 2012

Saúde é destaque na 2ª Reunião Geral do Clero


Refletir um pouco sobre a saúde pública do país e da região, bem como a saúde espiritual do clero. Essas foram as temáticas que ganharam destaque na última reunião geral dos presbíteros da diocese realizada na manhã de quarta-feira, 9, na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del Rei. A repercussão da Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, a fundação da Cáritas Diocesana e a Peregrinação das Réplicas da Jornada Mundial da Juventude também foram assuntos abordados neste encontro do clero.
Mais de 50 padres da diocese compareceram à reunião que começou com um momento espiritualidade na capela do local. Após um café da manhã, os sacerdotes seguiram para a sala de palestras, onde acompanharam a apresentação da enfermeira de Lavras, Maria Vitória Alves. Na ocasião, ela esclareceu a finalidade, universalidade e organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a parceria entre a Igreja e o SUS, a partir da Campanha da Fraternidade deste ano, Maria Vitória (foto) afirmou “Para mim, o trabalho da Igreja Católica neste ano é o mais fantástico que está sendo realizado. As paróquias podem atingir todas as comunidades através de seus grupo de base, unindo a todos”. A enfermeira ressaltou ainda o objetivo central de sua participação. “Principalmente esclarecer o que é o SUS e mostrar a importância da nossa união, principalmente nos trabalhos de prevenção e conscientização” explicou.
Para o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa, padre Raimundo Inácio, a participação da palestrante foi importante para esclarecer sobre o SUS. O sacerdote se sentiu ainda mais motivado a trabalhar por soluções na questão da água potável na comunidade rural de Jacarandia, localizada a 42 km do centro da cidade. “Vamos tentar dialogar e nos esforçar ainda mais junto ao governo municipal para que haja água de qualidade para nossa comunidade”, revelou.
Sobre a participação de seu irmão no sacerdócio, padre José Nacif, que abordou com vídeos e textos o tema Saúde Espiritual da Igreja, padre Raimundo também comentou.  “Outro ponto importante foi essa abordagem sobre a saúde psíquica, mental e espiritual do clero, porque muitas vezes a gente só olha para quem está de fora, e pouco para nós mesmos”.
Para o padre José Nacif (foto), assessor teológico da diocese, o interesse do clero com sua palestra foi admirável. “Fiquei admirado com o silêncio participativo de todos, pena que, devido a falta de tempo, não houve como debater aquilo que seria interessante”. Padre Nacif deixou ainda uma mensagem final para todos os sacerdotes “Nós temos que encontrar um amante em nossa vida, ou seja, aquilo que nos atrai. O povo e a Igreja precisam sempre ser nossos amantes, para que a eles dediquemos toda a energia que pudermos, fazendo com que assim a saúde interior e espiritual adquira cada vez mais o melhor equilíbrio possível”, concluiu.
Logo após o almoço, Dom Célio convidou a todos para uma visita a nova capela do Santíssimo em Matosinhos e ao novo Museu da Liturgia em Tiradentes.

Outros assuntos comunicados

- Agradecimento pela realização da abertura da Assembleia Diocesana em Itumirim
- Orações e apoio aos padres enfermos
- Realidade da Pastoral Saúde, com o assessor padre Pedro Wiermam
- Ajuda financeira da Diocese de SJDR, assim como de outras do país, a dioceses mais pobres.
- Anúncio do pregador do retiro espiritual do Clero em 2013. Será o bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), Dom Edson Damian
- Anúncio da Diretoria da Cáritas Diocesana
- Recomendações da CNBB para a Semana Missionáriq 2013, quando a Diocese de SJDR poderá receber até 2 mil jovens estrangeiros antes da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013


* Reportagem e fotos – Alisson Reis (Dedicom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário