quarta-feira, 25 de julho de 2012

Seminário Diocesano completa 50 anos

O seminário Diocesano São Tiago comemora hoje 50 anos. Para comemorar a data, os padres da diocese se reunem hoje no seminário, onde vão concelebrar a Santa Missa que será presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Célio. O seminário que formou a maioria dos padres de nossa diocese está situado nas cidades de  São João Del Rei e Juiz de Fora. Tem como reitores o Padre Alisson Sacramento em São João Del Rei e Padre Antonio Carlos Trindade Silva em Juiz de Fora. Que através da intercesão de Nossa Senhora do Pilar e São Tiago Maior, Deus possa confirmar ainda mais a vocação dos jovens que se preparam para servir através do sacerdócio. Confira agora a história do "Seminário São Tiago Maior".

No dia 21 de maio de 1960 foi criada, pela Bula Quandoquidem Novae do Papa João XXIII, a Diocese de São João del Rei, desmembrada da Arquidiocese de Mariana. Na referida Bula Papal consta que fosse dispensada atenção especial à criação de um seminário. Dom Delfim Ribeiro Guedes (1960 – 1983), primeiro bispo, logo manifestou interesse em se criar o Seminário, tanto que tratou de escolher o nome “São Tiago” devido à devoção espanhola ligada a Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese.
Em fevereiro de 1961, apesar dos esforços de dom Delfim, o Seminário não pode ser fundado e os seminaristas – 57 no total – que estudavam em Mariana, Campanha e Juiz de Fora lá permaneceram. Neste mesmo ano, São Tiago foi constituído, pelo Papa João XXIII, padroeiro secundário da Diocese e patrono do Seminário.
Em meio a diversos projetos e ideias de onde construir o educandário diocesano, no dia 29 de maio de 1961, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, sugeriu ao então prefeito de Tiradentes (MG) que cedesse o imóvel de estilo colonial, que atualmente abriga o Museu Padre Toledo, para sediar o primeiro Seminário Diocesano. Assim, no  dia 25 de julho de 1961, a prefeitura municipal de Tiradentes entregou, mediante comodato, o imóvel à Diocese. Nascia o “Seminário Diocesano São Tiago”, inicialmente dirigido pelo pe. Jair Rodrigues de Castro. A inauguração se deu no dia 29 de abril de 1962, tendo como reitor o cônego Agostinho José de Resende.
Essa primeira sede significou importante conquista para a ainda recém instalada Diocese de São João del Rei. Entretanto, o espaço foi se tornando pequeno para abrigar a quantidade de seminaristas que aumentava a cada ano. Diante desta realidade, a equipe de formação contatou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a fim de obter autorização para ampliar o histórico casarão, tombado pelo referido instituto. Após as devidas análises, o Iphan autorizou e delimitou um local que, contudo, não condizia com as necessidades do Seminário, sendo então necessário o seu abandono e a consequente mudança para São João del Rei, sede da Diocese.
A transferência do Seminário para São João del Rei impôs aos padres inúmeros desafios, entre eles o de se encontrar um terreno adequado para a construção de um prédio que correspondesse aos interesses e objetivos da equipe de formação. Vários terrenos foram analisados, incluindo um amplo espaço na Avenida Leite de Castro, onde atualmente funciona a Apae, todavia surgiram diversos empecilhos que impediram a sua aquisição.
Após incansável procura, a Diocese adquiriu um imóvel amplo no qual funcionou, por muitos anos, uma fábrica de tecelagem na Avenida Leite de Castro, em São João del Rei. Trata-se do endereço atual da Casa de Pastoral São Tiago. Após uma pequena reforma, foi inaugurado no espaço o Seminário Diocesano, no dia 27 de agosto de 1967. Estiveram presentes na solenidade o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Agnelo Rossi, dom Sebastião Baggio (Núncio Apostólico), dom Geraldo Maria de Morais Penido (arcebispo metropolitano de Juiz de Fora), Pio Canedo (vice-governador de Minas Gerais) e o general Antônio Carlos Mourão Ratton. O primeiro reitor foi o pe. José Rocha Neto e os seminaristas estudavam no Colégio São João.
Em 1968, além de completarem seus estudos no Colégio São João, os seminaristas passaram a cursar filosofia na Faculdade Dom Bosco. Neste período, a reitoria esteve sob a responsabilidade do monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho e do ecônomo pe. José Zamagna.
De 1968 a 1970 houve um intervalo no funcionamento do Seminário, sendo este reaberto em 1971. Ainda neste ano, ele foi novamente fechado, assim permanecendo até 1975. Essa nova fase teve como reitor o pe. Valério Cardoso (scj).
Posteriormente, o imóvel da Avenida Leite de Castro passou por uma considerável reforma cujo objetivo fora adequá-lo aos devidos fins, e ainda torná-lo propício para ser um Centro de Pastoral, que pudesse receber encontros de grupos que surgiam naquela época, tais como o Movimento de Cursilhos de Cristandade e o Emaús.
No final da década de 80 (1988 e 1989), o Seminário Diocesano São Tiago esteve sediado no Albergue Santo Antônio, sob a direção do pe. Francisco Andrade. Após visita de dom Arnaldo Ribeiro, que cumpria tarefa de inspecionar alguns seminários do Brasil, a casa foi fechada. Neste período foi instalada a sede do Seminário São Tiago em Juiz de Fora, que passou a receber os seminaristas que iam cursar Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Em Juiz de Fora, como acontece até os dias de hoje, os seminaristas estudam e auxiliam nos trabalhos pastorais na Paróquia de Nossa Senhora da Cabeça, que é gerida pelo reitor da Comunidade, atualmente o pe. Antônio Carlos Trindade da Silva.
Em fevereiro de 1996 foi inaugurado, pelo então bispo dom Antônio Carlos Mesquita, o Propedêutico. A referida etapa visa, como o próprio nome diz, a preparar os seminaristas para a Filosofia e Teologia. No Propedêutico os seminaristas estudam latim, liturgia, língua portuguesa, espiritualidade etc. O Seminário Propedêutico foi instalado no imóvel da Avenida Leite de Castro, onde ficou, sob a direção do pe. Nélio José dos Santos, até fevereiro de 1999, quando o local foi declarado impróprio para a finalidade a que se propunha. Foi então que se decidiu pela construção do atual Seminário Propedêutico e Filosofia, no bairro Cohab, divisa com Santa Cruz de Minas. O terreno que o abriga foi adquirido aos poucos, através da compra de alguns lotes e da doação de outros. A construção, por sua vez, foi concluída graças a doações e a uma campanha realizada em conjunto por todas as paróquias da Diocese.
No dia 1º de abril, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Pedra Fundamental do Seminário Diocesano São Tiago foi benzida pelo bispo dom Waldemar Chaves de Araújo e, pouco tempo depois, as obras foram iniciadas.
A inauguração, realizada no dia 25 de fevereiro de 2003, significou o coroamento de um sonho e a recompensa pelo labor daqueles que lutaram para que o pedido do Núncio Apostólico dom Armando Lombardi, na  já distante década de 1960, pudesse ser, enfim, atendido. 

Cronologia dos Reitores do Seminário Diocesano São Tiago
Pe Jair Rodrigues de Castro 
Cônego Agostinho José de Rezende 
Pe. Francisco Andrade (Ecônomo e Disciplinário)  
Pe. José Rocha Neto 
Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho 
Pe. Francisco Lustosa (Vice-reitor) 
Pe. Francisco Andrade (Reitor) 
Pe. Jair Rodrigues (Diretor Espiritual) 
Pe. Sílvio Firmo do Nascimento 
Pe. Luiz Eustáquio do Nascimento (Reitor – Juiz de Fora) 
Pe. Nélio José dos Santos (Reitor – Juiz de Fora e São João del Rei)  
Pe. Antônio Carlos Trindade da Silva (Reitor – Juiz de Fora) 
Pe. Geraldo Antônio Soares  
Pe. Claudir Possa Trindade
Pe. Álisson André Sacramento

FONTE: Site da Diocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário